terça-feira, 5 de junho de 2012

Sim, eu me importo


“Dane-se o que os outros pensam de mim”. “Não estou nem ai para o que ele pensa”. “Não gosta de mim, entra pra fila”. “Veja eu não me importar”.
Estes são jargões muito vistos e utilizados nas redes sociais principalmente nos dias de hoje. Algumas pessoas tem o hábito de fazerem questão de mostrar para outras que elas não se importam com a opinião delas. Agora até que ponto isto é verdade? Até que ponto não nos importamos com o que os outros pensam e até que ponto isto seria de modo geral e não apenas para uma pessoa em específico?

Entramos no nosso facebook e postamos “o que esta acontecendo?”. “Hoje estou muito chateada (o) com algumas coisas”. “Dia dos namorados e eu aqui sozinho no cobertor”. “Find perfeito só com os melhores”.  “Agora eu to solteira e ninguém vai me segurar”. “Complicada e perfeitinha”.
O ser humano tem a mania de querer mostrar para os outros como está se sentindo (ou como quer que pensem que está), com quem está saindo, onde está indo e se sua vida está numa boa ou numa ruim. Dizer “eu não importo com a opinião dos outros” é a maior forma de mostrar sua preocupação, além de ser um erro. Vejamos alguns exemplos.

A garota sai para alguma festa e demora mais de uma hora para se arrumar, se maquia, escolhe a roupa certa, o vestido e como pentear o cabelo. O homem tenta não parecer tão delicado, usa roupas mais comuns para não parecer um homossexual, pois ele que passar a imagem de que é um homem de verdade, coloca um perfume e no máximo passa uma mão no cabelo. Neste momento estamos pensando exatamente no que as pessoas que nos verão aquela noite irão pensar sobre nós. Quando alguém diz que não está nem ai para o que os outros pensam, normalmente esta pessoa levou um fora, ou acabou a pouco um relacionamento ou até mesmo quer mostrar para alguém que é ‘independente’. Mentira, ninguém é 100% independente, ninguém consegue nada na vida sozinho e sem a ajuda de ninguém. No seu trabalho não chegará a lugar algum sem ter o reconhecimento de seu superior. Se você tem sua própria loja de roupas, irá depender do que as pessoas pensam sobre seu produto e seu atendimento para que obtenha sucesso nas vendas. Se quiser se relacionar com alguém vai depender também da opinião desta pessoa. A mulher se veste sensual porque quer que o homem olhe para o seu corpo, o homem também se veste de uma forma para que a mulher o veja como homem.
Enfim, vamos deixar de ser hipócritas e dizer que não nos preocupamos com a opinião dos outros, vamos olhar no espelho e entender que sim, nós nos preocupamos 24h por dia com o que os outros pensam. Se importar com o que os outros pensam não significa nos privarmos de fazer aquilo que gostamos. É claro que em muitas vezes não vamos nos preocupar com algumas situações ou pessoas específicas, mas  na grande maioria das vezes sim. Precisamos disso. Precisamos dos amigos, precisamos dos colegas de trabalho, precisamos que as pessoas confiem em nós e em nossa capacidade. Esta é uma necessidade humana do homem. Não somos apenas aquilo que achamos, somos também o que os outros pensam a nosso respeito. E esta imagem somos nós mesmos que passamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário